Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Bom projeto é o que determina a qualidade de uma construção

07/05/15

Bom projeto é o que determina a qualidade de uma construção
Erro de cálculo pode ocasionar queda da edificação. Engenheiro civil orienta o que deve ser feito


Imagine você estar tranquilamente dentro de sua casa e do nada ela desmorona. Foi isso que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (6). Uma casa de alvenaria desabou no bairro Maria Céu, em Criciúma. No momento da queda, havia cinco pessoas na casa. Três morreram. Daiane Osório, 32 anos, seu marido, Adriano Bento Souza, 41, e a mãe dele, Valdete Bento Souza, 66, morreram no local. O esposo de Valdete e o neto, filho do casal, sobreviveram. 


De acordo com o engenheiro civil e fiscal do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) Denis Assis, o risco de um desabamento é independente do tamanho da casa. Ou seja, uma casa de 50m² tem o mesmo risco de desmoronamento que uma de 300m².
“O que importa é o projeto. Se houver alguma falha no projeto – como de cálculo, por exemplo -, consequentemente a estrutura do imóvel vai apresentar perigo de queda. O projeto da casa deve ser muito bem executado, sempre com um acompanhamento de um profissional especializado”, explica.


O material com o qual o imóvel é construído também deve ser de boa qualidade. “Qualquer erro pode por a casa em perigo. Se o pedreiro colocar um pouco mais ou menos de água no concreto, por exemplo, vai deixá-lo com uma qualidade menor, o que vai interferir na qualidade da construção”, acrescenta o engenheiro.


Um dos principais problemas, segundo o engenheiro, é a falta de um profissional adequado. “As pessoas contratam apenas um pedreiro, que baseado na própria experiência, constrói a casa. Não tem nem um engenheiro que faça o projeto do imóvel, faça todos os cálculos necessários. É importante que quem deseja construir qualquer coisa – casa, garagem etc – procure um bom engenheiro que faça o projeto e o acompanhe ao longo da construção”, afirma.


Fiscalização
O Crea é o órgão responsável pela fiscalização das obras. Verifica se há um engenheiro ou arquiteto responsável pela construção, ou se ela é feita apenas pelo pedreiro.
“Realizamos um forte trabalho de fiscalização. Quando constatamos que não há um profissional especializado que seja responsável pela edificação, notificamos o proprietário. É dado um tempo para que ele contrate alguém adequado, e caso isso não ocorra, ele é multado”, conta o engenheiro.
O caso que envolveu o desabamento da residência no bairro Maria Céu está sob investigação. Todos os dados sobre a construção da obra serão verificados por técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP).


Fonte: Portal Satc

 

Tags