Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Fundo Imobiliário pode ser solução para realizar o sonho da casa própria

06/07/16

O sonho da casa própria é parte da vida da maioria das pessoas. O problema é que as prestações são caras e nem sempre é possível ter uma boa reserva para dar entrada em um financiamento. Neste caso, é possível investir em um imóvel com o valor bem inferior: o fundo imobiliário.


O que é fundo imobiliário?
Funciona da seguinte forma: você não tem dinheiro para dar entrada em um imóvel, mas tem um valor, mesmo que pequeno guardado na poupança. Com esse dinheiro você pode procurar um gestor que unirá um grupo de pessoa na mesma situação que sua. Este gestor vai procurar um bom imóvel no mercado e irá dividi-lo em cotas, que vai gerar uma renda mensal com aluguel. 


O profissional que vai cuidar do fundo imobiliário deve ser habilitado e filiado a uma instituição financeira. O investidor deve ter em mente que precisa de uma assessoria que entenda do assunto para analisar as possibilidades que o mercado oferece. 


Em qual imóvel investir?    
Geralmente o fundo imobiliário investe em imóveis que gerem renda frequente a quem fez a aplicação. Os mais comuns são shoppings, escritórios bancários, instalações e galpões industriais. Após a aquisição do imóvel, o fundo vai obter uma renda, que pode ser por meios de arrendamento, locação ou venda. Esses rendimentos são repassados periodicamente aos investidores.


Vantagens e desvantagens
O fundo imobiliário não permite o resgate das cotas antes do prazo determinado de sua duração. Na maior parte dos casos não é estabelecida uma data para seu término. Caso o investidor queira sair do investimento, ela terá de vender suas cotas no mercado secundário.


Juro alto é inimigo do investimento, portanto quando as taxas sobem, as cotações caem. Outros problemas que podem aparecer é a desvalorização do imóvel e a inadimplência, neste ultimo caso quando o inquilino atrasar o pagamento do aluguel.


A vantagem do fundo de investimento é que a pessoa física fica isenta de pagar Imposto de Renda.  Ou seja, é possível ter vários imóveis e receber o fundo sem pagar o IR. 

Fonte: G1 Imóveis

 

 

Tags