Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Governo aposta no setor da construção para estimular a economia nacional

13/01/16

Governo aposta no setor da construção para estimular a economia nacional
Plano é considerado o “novo PAC” pelo Palácio do Planalto


O Governo Federal planeja apresentar, ainda neste mês de janeiro, medidas e propostas para ajudar a retomar o crescimento e animar a economia nacional, mas sem abandonar o ajuste fiscal. No Palácio do Planalto o plano está sendo considerado como o “novo PAC” e tem como prioridade estimular o setor da construção civil.


Para o planalto a escolha da construção civil se deve a capacidade do setor de apresentar respostas rápidas aos estímulos que lhes são dirigidos e com isso criar novos empregos.


O setor de construção civil representa em torno de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, isso significa que boa parte da retração de 3,6% estimada para o ano passado está relacionada à perda de dinamismo do setor. Em 2015, o setor de construção civil eliminou cerca de 500 mil postos de trabalho. Isso acarretou queda em outros setores da economia, já que os bens de consumo só poderiam ser adquiridos se os trabalhadores do setor estivessem empregados.


Dentre as principais demandas das empresas do setor para voltar a crescer estão a retomada de projetos como a terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida e a quitação de obras já executadas. O governo, também quer anunciar, por exemplo, financiamentos de médio e longo prazo para determinadas atividades econômicas. As medidas estudadas visam criar um ambiente favorável de negócios, como a melhor regulação de um setor ou promover investimentos em infraestrutura que possam ajudar aquele segmento. 


“O mercado realmente sofreu uma estagnação em 2015 pelos reflexos da economia e pela credibilidade de empresas da nossa região. Entretanto, a chegada de novos negócios, empreendimentos ainda em execução e déficit habitacional ainda estimularam muito a construção civil do sul do Estado”, destaca Felipe Godoy, diretor e apresentador do Show do Imóvel. 

 

Tags