Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Mão de obra feminina aumenta 250% no setor da construção civil

29/05/15

Mão de obra feminina aumenta 250% no setor da construção civil

O trabalho na construção civil conta com cada vez mais a participação feminina e um exemplo disso é encontrado em construtoras no Paraná. Só a MRV Engenharia, registrou nos últimos seis anos aumento de  250% no número de mulheres em seus quadros.

As mulheres já representam 15% da força de trabalho da construtora. “Elas [as mulheres] são detalhistas e caprichosas, qualidades muito procuradas nos profissionais responsáveis pelos acabamento.

Segundo Maria, o trabalho na construção civil se mostrou mais lucrativo o que ajudou a terminar de educar seu filho, que atualmente já está na fase adulta. “Tive que me acostumar com a mudança de ares, mas estou muito feliz com o que faço”, destaca.

Maria e outras mulheres, como Cleonice Cardoso Chaves (32), atuam em obras de Curitiba, na pintura e demais detalhes de acabamento para a entrega dos apartamentos aos clientes. “Para mim, a troca de carreira foi muito boa, pois me abriu a possibilidade de ter crescimento profissional”, destaca Cleonice, que já está na construtora há três anos e que anteriormente trabalhava como doméstica e de auxiliar de produção. “Aqui ainda trabalhei seis meses na área de limpeza até que veio a oportunidade”, ressalta.

Ambas as funcionárias relatam que é perceptível o interesse de mulheres no ramo, em todas as áreas. “Vemos muitas engenheiras e estagiárias também nas obras”, destaca Cleonice. 

Cenário Nacional

Atualmente, a MRV conta com praticamente 4,5 mil mulheres em seus quadros o que representa pouco mais de 17% do total de funcionários, sendo que aproximadamente metade delas trabalha nos canteiros de obras e as demais nos escritórios, em funções administrativas, em 19 Estados do País.

Tags