COLUNA FELIPE GODOY 16.05.2017
Residência de Criciúma recebe prêmio nacional de arquitetura por sustentabilidade
Um projeto do arquiteto Diego Espírito Santo em parceria com os profissionais Amanda Souza, Benedito Abbud, Vânia Búrigo e do engenheiro Mauro Sônego, localizado no Condomínio Lagoa Dourada, em Criciúma, recebeu premiação nacional pela sustentabilidade. A residência foi a vencedora do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura nas categorias Sustentabilidade e Profissional Modalidade Residencial. As inovações, na casa que pertence ao empresário Beto Colombo, iniciaram no plano de gerenciamento de resíduos, sistema integrado de esgoto que reaproveita a água para irrigação ao uso de placas fotovoltaicas.
Projeto paisagístico valoriza casa premiada
Um dos aspectos destacados na premiação nacional foi o projeto paisagístico desta residência no Condomínio Lagoa Dourada. A instalação de paisagismo, desenvolvida pela engenheira agrônoma e paisagista Tati Pavei da Reino Vegetal, em Içara, envolveu uma área de 10.000 metros quadrados. Dentre as inovações, além do sistema de irrigação já mencionado, somaram-se o telhado verde, vasos e painel vertical na obra. “A sustentabilidade teve uma característica marcante e a aceitação dos proprietários propiciaram grandes resultados”, pontua Tati.
Tecnologia eleva qualidade de vida aos moradores da residência no Lagoa Dourada
Na parte interna, a tecnologia ganhou evidência nesta casa. Desenvolvido pelos arquitetos Diego Espírito Santo, Vânia Búrigo, Mariah Zanatta e Karina Colonetti, toda a residência recebeu sistema de automação para acender luzes, climatização, dentre outras funcionalidades. Desenvolvido pela equipe da Benedet Home Theater e Touch Automação, com sede em Criciúma, a obra ganhou ainda sonorização ambiente nos espaços sociais e uma exclusiva sala de cinema equipada com tecnologia ultra HD (4K).
Placas fotovoltaicas instaladas para produzir energia
A preocupação com o consumo exagerado de combustíveis fósseis e o aumento da energia elétrica também trouxeram novidades para este projeto no bairro Primeira Linha, em Criciúma. Sobre o telhado verde, os arquitetos utilizaram de placas fotovoltaicas com conversor de energia solar em energia elétrica para atender a casa. Sediada em Içara, a JF Aquecedores forneceu os equipamentos necessários. Uma atenção especial acabou por privilegiar a ventilação cruzada, iluminação natural e orientação solar.
Tecnologia evidenciada no quadro “Arquitetura & Negócios”
E por falar em arquitetura e tecnologia, na edição inédita do Show do Imóvel nesta semana a partir de hoje, às 19h 30min, o quadro “Arquitetura & Negócios” apresenta um projeto do arquiteto Fabrício Caporal na Praça do Congresso. Em desenvolvimento pela Construtora Locks, o Residencial Parque de Munique é pauta pelo “Apartamento Inteligente” em que agrega esquadrias e persianas dos dormitórios integrados e automatizados, espera para automação e vídeo porteiro eletrônico.