Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Colunas

Coluna Felipe Godoy 15.03.2024

15/03/24

Inteligência Artificial pode revolucionar setor de Arquitetura e Decoração
Explanação na abertura de evento do RDA em Turvo trouxe temática como debate


Um estudo com colaboradores no Canadá, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos estimou que, com o uso da Inteligência Artificial, um profissional pode reduzir sua carga de trabalho em 390 horas ao ano. Em média, cada trabalhador perde três a quatro momentos do dia com distrações. A sinergia da tecnologia principalmente com o profissional de arquitetura e decoração foi tema de debate nesta quarta, 13 de março, em Turvo, com o especialista em Inovação e Inteligência Artificial, Roberto Janiszewski, da Skillpro. O evento fez parte do Happy-Hour da Referência em Decoração e Arquitetura, grupo concebido há 12 meses para promover e integrar lojistas e especificadores do setor.


A cada 100 influenciadores, apenas 30 utilizam plenamente das técnicas de Inteligência Artificial. “Sabemos o quanto a modernidade vem contribuir com o nosso trabalho. Mas ficamos surpresos de como isso é possível a partir de agora com o uso de ferramentas muitas vezes até gratuitas para o nosso dia a dia”, analisou a arquiteta Monique Baesso, de um escritório de Turvo.

Inovações
Janiszeski trouxe tendências como análise de dados, automação e ferramentas práticas aos especialistas no segmento. “Hoje a modernidade permite o arquiteto, lojista e especificador desenvolverem um trabalho mais imersivo, personalizado e prático. Com perguntas frequentes, sistemas trazem tarefas automatizadas importantes na área de Arquitetura, tornando o dia muito mais eficiente”, explica o especialista.

Painel com setor da construção civil
Um painel com o atual presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Sul de Santa Catarina (Sinduscon-Sul), Alessandro Pavei, o vice-presidente Mauro Sônego e o jornalista Felipe Godoy também foi realizado. “Há ainda um déficit habitacional muito grande. Vivemos um período de pleno emprego que deve estimular ainda mais o mercado neste e nos próximos anos”, pontuou Pavei.

Planejamento para 2024
Com a realização de happy-hours mensais, capacitações e conhecimento aos especificadores, a presidente do RDA, Luciane Zilli, fez a abertura e encerramento do evento. “O crescimento já no primeiro ano da nossa entidade foi muito positivo. Com a chegada de novos associados e mais eventos planejados esperamos alcançar projetos ainda mais especiais em 2024”, finalizou.