COLUNA A TRIBUNA – 03.06.2014
A importância da arquitetura no setor da construção civil e as novidades que podemos visualizar em novos projetos. Para isso convidamos o arquiteto Edmundo Costa. Prestes a completar 30 anos de profissão, Costa aborda na entrevista tendências e o futuro do segmento.
“Consideramos que o valor pago ao profissional comparado ao custo da obra é relativamente baixo perto da experiência e a ajuda que possamos conceder no acompanhamento da obra” – Edmundo Costa - Arquiteto
1) O que há de mais inovador nos projetos de residências?
A cada dia observamos a otimização dos espaços e residências menores em área
construída. A inovação vem com ambientes como o espaço gourmet para o convívio social integrado. Há ainda a busca por residências em condomínios em função do ritmo acelerado de grandes edifícios. Quanto à preocupação com a sustentabilidade é visto por iniciativas como armazenamento de águas de chuva, telhados verdes ajudando no conforto térmico e economia de energia, além do sistema solar fotovoltaico em que o morador produz a própria energia elétrica.
2) Qual o primeiro passo de quem já possui o terreno para idealizar com o projeto de construção de uma casa com o arquiteto?
Sempre primeiro de tudo é a visita ao terreno pelo arquiteto para se ter ideia do espaço em que será idealizado o sonho da família. Logo após será a entrevista para conhecer a família e suas necessidades, sempre orientando e trocando ideias, pondo em prática a grande experiência desses 30 anos de projeto e convívio com obras e clientes
3) Quais os benefícios em contratar um arquiteto na execução de uma residência?
Consideramos que o valor pago ao profissional comparado ao custo da obra é relativamente baixo perto da experiência e a ajuda que possamos conceder no acompanhamento da obra. O arquiteto pode até ajudar a encontrar o construtor, engenheiro, empreiteiro e isso possibilita mais confiança ao cliente que vai ter no final o retorno tão esperado.
4) Quais itens importantes todo o projeto de residência deve contar?
Como qualquer projeto, depende do programa de necessidades (salas, espaço gourmet, abrigo de veículos, depósito, dormitórios, etc...) do casal e filhos. Não podemos esquecer da área verde, do programa de sustentabilidade já citados e o futuro bom convívio com vizinhos quer em condomínios ou não. Somando o restante dos projetos (estrutural, hidráulico, elétrico, etc...) ao arquitetônico e a qualidade da mão de obra teremos a edificação do sonho realizado.
5) Como você avalia o futuro da arquitetura?
Um futuro sempre com novas descobertas, pesquisas, feiras, palestras e profissional experiente sempre atento às novas tecnologias, com sua criatividade sempre em alta. Inclusive, recentemente, nosso escritório aderiu ao mundo virtual com a criação do site institucional e de uma página no Facebook.