Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Como comprar um imóvel antes dos 30 anos?

09/08/16

Como comprar um imóvel antes dos 30 anos?

Parece difícil ter um imóvel próprio e para alguns é considerado um sonho distante. Comprar um imóvel exige um investimento alto e, em geral é pago ao longo de muitos anos por causo do financiamento. No entanto, comprar um imóvel não é algo tão difícil assim, principalmente pra quem consegue fazer um planejamento com antecedência. Alias, é possível comprar um imóvel até mesmo antes dos 30 anos. Para isso, é necessária muita organização financeira. Veja algumas dicas para alcançar seu objetivo:

Época propicia para compra de um imóvel

Antes dos 30 anos é uma época bastante favorável para compra do imóvel próprio. Afinal, neste período muitas pessoas ainda moram na casa dos pais e não tem despesas com família e filhos.

Organização financeira é fundamental

Se por um lado antes dos 30 é uma época mais favorável, por outro uma pessoa muito jovem provavelmente não terá uma reserva muito grande para dar de entrada e terá de financiar a maior parte do imóvel e por um período longo. Mesmo que seja possível financiar 30% da renda, esse valor pode ser muito alto quando o salário não é tão bom assim. Desta forma pode não sobrar praticamente nada. Por isso, é importante que o jovem tenha um emprego seguro e consiga um bom financiamento. Também é fundamental ter organização financeira para que as prestações caibam dentro do seu bolso.

Cuidados antes de adquirir um imóvel

Antes de comprar um imóvel, o jovem deve ter alguns cuidados. O primeiro é ter consciência que é melhor sonhar com algo possível e que caiba no orçamento. Antes dos 30, muitas oportunidades profissionais podem surgir, como empregos em outras cidades. Portanto, começar investindo em um imóvel de porte menor e bem localizado pode ser vendido e alugado com maior facilidade.

É importante ressaltar que um imóvel sempre tem tendência de aumento de valor com o passar do tempo. Isso quer dizer que se o proprietário investe ainda jovem, logo terá um imóvel bem mais valorizado e com maior valor de mercado. Por isso, começar com um imóvel mais simples pode servir, inclusive, como entrada para algo melhor no futuro.

Investindo em um imóvel na planta

Caso opte por investir em um imóvel na planta é importante pesquisar sobre a construtora e certificar-se da competência dela para não cair em nenhum golpe.

Como um financiamento pode durar 20 a 35 anos, caso comece a pagar mais tarde, o imóvel só se tornará próprio quando o proprietário tiver mais de 50 anos. É preciso atenção para que as prestações mais altas não coincidam com gastos mais altos, com filhos por exemplo.

Fonte: Zap em Casa

Tags