Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Construção Civil no Brasil - SC lidera ranking na geração de empregos em 2022

23/05/22

O estado de Santa Catarina é o que mais gerou emprego na construção civil em proporção à população total nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Previdência.

Ao todo, foram 9.763 novas vagas no trimestre. O dado reforça a força econômica deste setor em Santa Catarina, puxado principalmente pela construção de torres residenciais em municípios litorâneos, como Balneário Camboriú, Itapema, Piçarras, Barra Velha e Penha.

O número total de empregos gerados no estado foi maior que estado mais populosos como Paraná (4.929), Minas Gerais (6.853), Rio Grande do Sul (2.821) e Pernambuco (2.481). O setor cresce em todo o país.

Os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram que o nível de atividade no 1º trimestre de 2022 é o melhor dos últimos 10 anos. Considerando somente os meses de março, o setor alcançou o maior patamar desde 2012 e a construção de edifícios é a área que mais impulsiona o nível de atividade. Apesar do bom momento nacional, Santa Catarina destoa e cresce acima da média nacional na construção civil.

Essa força econômica obriga as empresas prestadoras de serviço na construção civil adaptarem-se a força do mercado catarinense. A Versátil Andaimes e Escoramentos, com forte presença no mercado no Paraná e em Santa Catarina na locação de equipamentos no segmento, precisou investir para acompanhar o ritmo das obras.

A empresa modernizou as instalações das unidades de Joinville e Palhoça para fortalecer a prestação de serviço especializado para as construtoras e consumidores destas regiões.

Além disso, o setor de engenharia no estado foi ampliado, a logística foi reestruturada para garantir a manutenção dos equipamentos, e o parque industrial na região de Curitiba, PR foi reforçado para agilizar a disponibilidade de equipamento.

“Santa Catarina absorve hoje quase 60% do nosso estoque de escoramento metálico, usado na construção de edifícios. Em 2022, completamos 20 anos de presença em Santa Catarina e temos acompanhado o crescimento da construção civil no estado. Este movimento do setor nos últimos anos forçou investirmos cada vez mais para nos adaptar e conseguir atender as construtoras de Santa Catarina com a qualidade que nos diferencia no mercado”, declarou Adriano Greca, diretor de Operações da Versátil.

Fonte: Revista Grandes Construções

Tags
construcao civil no brasil, construcao civil sao paulo, construcao civil em portugal, construcao civil 2022, empregos na construcao civil, emprego pintura na construcao civil, vagas de emprego construcao civil