O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida fez a busca por financiamento imobiliário crescer nos últimos meses, o que representa um crescimento nas receitas para no setor imobiliário brasileiro. O financiamento imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) alcançou níveis recordes, não vistos desde 2006
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o índice saltou 59%, apresentando uma grande reviravolta no mercado imobiliário brasileiro. Diversos fatores levaram a esse crescimento significativo.
Aumento do Financiamento Imobiliário
A retomada do programa Minha Casa Minha Vida levou muitas pessoas a buscarem o financiamento imobiliário para adquirir suas casas próprias. O que representa um aumento na demanda por esses empréstimos.
O FGTS tem sido uma ferramenta fundamental para a aquisição da casa própria por parte da classe média brasileira. Os recursos são liberados para o comprador fazer o pagamento parcial ou total do imóvel que deseja comprar, reduzindo a necessidade de recursos próprios e facilitando o este grande passo.