Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a Brain Inteligência detectaram números positivos no primeiro trimestre no desenvolvimento de novos projetos residenciais. O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCV) foi o grande responsável pela evolução ao crescer quase 32% no número de novos lançamentos no início de 2025. Quase metade das vendas, 47%, pertencem aos imóveis que se encaixam na modalidade da Caixa Econômica.
No geral, para a CBIC/BRAIN, os lançamentos cresceram 15,1% no primeiro trimestre. Já as vendas acompanharam o ritmo, com altas de 15,7% no total e expressivos 40,9% no MCMV.
Desafios
Segundo os mesmos indicadores, a redução no ritmo de crescimento, refletida nos indicadores de confiança, emprego e produção, indica moderação da atividade da construção civil, mas não uma reversão de ciclo. Persistem os desafios – como escassez de mão de obra, elevação de custos e limitações no crédito à produção – que tendem a restringir o dinamismo setorial. Ainda assim, o crescimento, embora mais contido que em 2024, deve se manter positivo ao longo de 2025.
Você também concorda?