Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp

Notícias

Mercado Imobiliário 2022: Cinco tendências de mercado

13/06/22

"Com a necessidade de ficar mais tempo dentro do lar, houve uma reavaliação do espaço e da usabilidade das residências. Esse foi o grande catalisador para grande parcela das vendas de imóveis e do aumento expressivo na procura por móveis planejados, por exemplo, nos últimos dois anos”, avalia Guilherme Werner, sócio-consultor da Brain Inteligência Estratégica. Residências que conectam os moradores com espaços ao ar livre são alguns dos produtos imobiliários mais procurados,

Para André Marin, diretor de incorporação na Construtora Laguna, a relação mais próxima com a casa fez com que as pessoas prestassem especial atenção naquilo que elas atribuem mais valor. “Muitas pessoas entenderam que não tinham dentro dos lares o que mais prezam, como uma cozinha completa, um quarto mais silencioso, conforto térmico ou acústico. Isso fez com que muitos começassem a procurar essa maior satisfação em outros empreendimentos”, diz Marin.

Vamos a lista das principais tendências:

1) Espaços de Lazer

Passando mais tempo em casa, as pessoas também passaram a valorizar mais as áreas de lazer e serviços a poucos passos de distância, dentro dos próprios condomínios. Além de espaços compartilhados, como academia, piscina, espaço pet e espaço gourmet para eventos, é cada vez mais comum trazer serviços para dentro dos condomínios. Entre as novidades, entram desde pequenos mercados para compras básicas do dia a dia até a contratação de um personal trainer para os condômino

2) Qualidade de vida e natureza

Elementos como iluminação, proximidade com a natureza — mesmo que por meio de plantas dentro dos ambientes — e decoração são alguns dos fatores que auxiliam na busca desse ambiente.

3) Trabalho de casa

O modelo de trabalho remoto ou híbrido veio para ficar em muitas empresas. Para quem trabalha em casa, ter um espaço de trabalho confortável e prático é um item fundamental em um imóvel. Mas não é necessário haver um cômodo exclusivo para o escritório: em muitos empreendimentos é possível encontrar plantas que integram a área de home office a um quarto ou sala, por exemplo, o que ressalta a importância da multifuncionalidade das novas residências.

4) Áreas de lazer nos condomínios

Passando mais tempo em casa, as pessoas também passaram a valorizar mais as áreas de lazer e serviços a poucos passos de distância, dentro dos próprios condomínios. Além de espaços compartilhados, como academia, piscina, espaço pet e espaço gourmet para eventos, é cada vez mais comum trazer serviços para dentro dos condomínios. Entre as novidades, entram desde pequenos mercados para compras básicas do dia a dia até a contratação de um personal trainer para os condôminos.

5) Casas suspensas

Viver em um prédio, mas se sentir morando em uma casa. Esse é o desejo de quem busca as chamadas casas suspensas: apartamentos onde a prioridade são plantas integradas e generosas, grandes varandas, áreas de lazer, iluminação natural, terraços e jardins. Uma das principais vantagens desse tipo de imóvel é poder desfrutar do conforto das casas — que muitas vezes se concentram em bairros residenciais mais afastados — em imóveis totalmente conectados com a cidade, mas com a atmosfera de um refúgio urbano.

Fonte: Gazeta do Povo

Tags
mercadoimobiliario2022,mercadoimobiliariopandemia, comoestaomercadoimobiliario, mercadoimobiliariosp, tendencia mercado imobiliario 2022, mercado imobiliario na pandemia, mercado imobiliario rj,