A promoção da industrialização da construção permitirá reduzir as perdas e, em consequência, os impactos ambientais da construção, além de diminuir a geração de resíduos. A sustentabilidade depende da inovação. Na Semana do Meio Ambiente, comemorado a partir de 5 de junho, você sabia que é possível economizar cerca de 90% em recursos hídricos e reduzir 85% dos resíduos em obras?
Confira outras cinco grandes soluções para proteger a natureza na construção civil:
1 – Projetos Inteligentes
Projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.
2 - Aproveitamento de materiais
Melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes
3 – Materiais Ecológicos
4 - Eficiência energética
O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções
lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado).
5 - Aproveitamento de água
A água, um dos bens mais preciosos da humanidade, também pode ser aproveitada segundo os conceitos da construção sustentável. A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em cisternas e caixas d’água para ser usada em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários.